Montando um time de startup – tl;dr

Para a versão completa, clique aqui.

A startup e os empreendedores se confundem.

No início de um projeto, não existe um limite claro entre o que é a startup, pessoa jurídica e os empreendedores, pessoas físicas. Se você tirar os empreendedores (ou apenas um deles) da startup, em geral, ela deixa de existir.

Ingredientes básicos

No início é necessário cobrir duas áreas bem:

  • fazer
  • comunicar

A startup precisa de alguém que seja capaz de fazer o produto ou serviço que se pretende vender e alguém que saiba vender esse serviço e falar com clientes ou usuários.

É possível que uma pessoa consiga, num primeiro momento, cobrir as duas bases. Mas é difícil.

Critérios para escolha

Achar alguém para trabalhar de graça com você como co-fundador é muito difícil. A escolha das pessoas com quem você irá trabalhar pelos próximos anos é fundamental: a principal causa de falência de startups é a briga entre sócios-fundadores.

Escolha alguém que você conheça bem

Quanto mais tempo você já tiver passado com o seu futuro sócio, mais informações sobre essa pessoa você terá e mais realistas serão as suas expectativas (e as dele/dela).

Escolha alguém que saiba coisas que você não sabe

Uma empresa exige conhecimentos e habilidades diversas, quantos mais dessas habilidades estiverem presentes no time de fundadores, melhor.

Algumas habilidades essenciais em uma startup digital:

  • desenvolvimento de software
  • design e user experience (UX)
  • marketing
  • vendas
  • estratégia de negócios
  • finanças e dinâmica de investimentos

Nem todas as habilidades precisam estar presentes e algumas habilidades podem estar presentes em mais de um sócio.

Escolha alguém que pode se dar o luxo de começar uma startup

Ou que, pelo menos, seja tão obstinado e esteja tão convencido da ideia que fará tudo o que for necessário, pelo tempo que for necessário, para ver o projeto dar certo. Ou dar fenomenalmente errado. Isso envolve uma preparação financeira, de família e emocional.

Escolha alguém com nível de comprometimento semelhante ao seu

Ou, então, ajuste os níveis de participação de cada um na empresa de acordo, logo no início. Nada é mais desmotivador do que achar que você é a pessoa que está carregando o time nas costas, a não ser o sentimento de ser a pessoa que não está fazendo a sua parte trato.

Escolha alguém que seja gente boa

Os sócios passarão no mínimo 8 horas por dia, cinco dias por semana juntos, por meses. Então que esse tempo seja gasto com pessoas legais, que te animam, com quem é agradável e construtivo passar tempo junto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *